Quais são os tipos de Símbolos usados para Relés

Os Relés, que também podem ser conhecidos pelo nome de Relês, são basicamente modelos de interruptores eletromecânicos utilizados em sistemas para que tenhamos a opção de liga/desliga.

Diante de um uso tão amplo e importante, logo abaixo seguimos explicamos melhor acerca do dispositivo, incluindo as principais informações sobre ele. Confira:

Símbolos usados para Relés

O circuito de contato por relé pode ser desenhado de duas formas. Exemplos são indicados na Figura. Os símbolos ANSI são um pouco mais fáceis de serem lídos, porém são muito mais difíceis de desenhar em esquemas grandes. Por esta razão, os símbolos industriais tornaram-se mais populares.

Os fabricantes de relés identificam os diferentes arranjos de contatos que se chamam empilhamentos como sendo formas tais como: A, B, C etc. Símbolos das formas mais populares são indicados na Figura. A forma A é o relé unipolar simples.

O símbolo ANSI mostra os contatos abertos ou em sua posição normal desenergizada. A seta no símbolo ANSI indica a direção em que a armadura e o contato móvel irão quando a bobina for energizada; em outras palavras, se a bobina for energizada, a armadura irá empurrar o contato móvel para fazer a ligação.

A maneira de desenhar a forma A não é tão fácil para entender, porém você deve aprender a identificar símbolos corno sendo um relé de contato normalmente aberto.

é muito importante distinguir esta forma A industrial entre o símbolo de contato (forma industrial) e o símbolo para um capacitor. O símbolo para um capacitor possui uma das duas linhas curvadas. Veja símbolos para capacitores no Anexo B.

Os contatos no relé da forma B são normalmente fechados. Energizando a bobina, neste caso, irá abrir o circuito.

Quais são os tipos de Relés?

Podemos encontrar três diferentes tipos de relés e, diante de suas especificações, todos são muito importante quando falamos sobre sistemas elétricos. Sendo assim, vamos explicá-los de modo individual.

  • Temporizadores: Utilizados quando precisamos dispor de capacidade de manipulação do tempo, sendo comum o uso em indústrias;
  • Térmicos: Usados em contextos onde a elevação de temperatura pode acontecer, fazendo com que o item já seja pensado para funcionar mesmo nesses casos;
  • Protetores: Possuem a capacidade de desenvolverem campos eletromagnéticos para gerar mudanças no estado dos componentes, auxiliando no desempenho da função de liga/desliga.

2010.03.17