Alguns exemplos de circuitos de reles
Na Figura 2, a bobina do relé N está em série com um interruptor S. A letra N identifica este relé particular. Pode haver até 30 ou 40 relés no sistema e cada bobina de relé será identificada por uma letra diferente ou combinação diferente de letras. Os contatos para cada relé são identificados pela mesma letra, assim cada contato marcado com N é operado pela bobina marcada com N. Quando o interruptor for fechado, a corrente flui através da bobina do relé e energiza a mesma. Existem dois contatos com esta bobina; ambos são marcados N. O contato em série com a lâmpada L1 é normalmente aberto; o outro é normalmente fechado e está em série com a lâmpada L note que os dois contatos de relés juntos formam um contato de forma C. conforme indicado na Figura 1.
Figura 1
A Figura 2 mostra um circuito simples de relé, Os símbolos industriais são usados na Figura 2a e os símbolos ANSI são usados na Figura 2b. Ambos os circuitos são iguais. A única diferença está no tipo dos símbolos usados. Um relé de corrente alternada trabalha de forma semelhante; porém, os relés são construídos de uma forma um pouco diferente. O material do núcleo e da armadura dos relés de corrente alternada é laminado para reduzir o problema de perdas por correntes parasitas. Também o material é escolhido para perdas mínimas por histerese.
Figura 2
Quando a chave S está desligada L2 está em posição ligada e L1 não. Fechando o interruptor S irá L1 em posição LIGA e L em posição DESLIGA. Na Figura 3, o relé está indicado na condição desenergizada. Você deve sempre saber que os relés estão nessa condição quando indicados em desenhos esquemáticos. Note que o circuito para L é completo, porém o circuito para L1 está aberto. Quando o relé for energizado, o circuito para L1 será completado e esta lâmpada será ligada. Ao mesmo tempo, o circuito para L será aberto e esta lâmpada será desligada. A Figura 3 é um simples circuito de relé para partida e parada de um motor de corrente continua. A Figura 3a mostra os símbolos industriais para o circuito de controle do motor. A Figura 3 b mostra o mesmo circuito usando símbolos ANSI. A bobina do relé, neste caso, está marcada com A. Existem dois interruptores de contato momentâneo manual no circuito; um está marcado LIGA e está normalmente aberto, o outro está marcado DESLIGA, normalmente fechado. Ambos são operados por molas e voltam para as posições indicadas quando liberados.
Figura 3
Para dar partida no motor, aperta-se o botão LIGA: isto completa o circuito através da chave DESLIGA e através da bobina do relé A. O relé está energizado e ambos os contatos marcados A fecham-se. Os contatos do relé em paralelo com o interruptor LIGA, agora fechado, permitem um fluxo de corrente dentro do circuito marcado a e b através do contato A (perto de a), através da chave DESLIGA e através da bobina de relé A. Diz-se agora que a bobina do relé está eletricamente travada. Mesmo que a chave DESLIGA abra, a corrente não pára de fluir, através da bobina do relé. A razão é que existe caminho de a e b que é o seguinte: através do contato de travamento, através da chave DESLIGA e através da bobina do relé.
Outra coisa acontece quando o relé é energizado. O contato A que está em série
com o motor é fechado; isto faz o motor funcionar.
O relé térmico normalmente fechado, marcado com X, está localizado na carcaça do motor. Se o motor ficar superaquecido, o relé X irá abrir e o circuito do motor
estará aberto.
Para parar o motor, aperta-se o botão DESLIGA; isto abre o circuito da bobina e
desenergiza o relé. Uma vez que ambos os jogos de contato marcados /4 tornem-se
abertos, a bobina e os circuitos do motor são abertos.
Resumo
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O relé é uma chave operada eletricamente.
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O rele permite o uso de uma chave pequena para controlar circuitos, com altas tensões ou altas correntes.
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O relé é dividido em duas seções, a seção da bobina e a seção dos contatos.
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As configurações de contatos de relés ao identificadas como formas. Por exemplo, forma A, forma B e assim por diante.
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Alguns relés podem ser travados eletricarnente.