Qual é a relação entre a corrente de base e a corrente de coletor num transistor bipolar

Em um sistema elétrico, é recorrente o uso de Transistores, a exemplo dos modelos bipolares, diante dos quais podemos analisar a relação estabelecidade entre a corrente de base e a corrente de coletor.

De tal maneira, para que siga entendendo melhor sobre, logo abaixo estão dispostas maiores informações que explicam a relação mencionada:

O que é um Transistor bipolar?

Existem diversos tipos de transistores e, de modo geral, costumam ser um dos mais importantes componentes elétricos. No caso do Transistor bipolar isso não muda, mas há algumas especificações que vale a pena entender sobre;

Nesse sentido, vemos que esse tipo de dispositivo contam com 3 camadas de semicondutores, tendo também 3 terminais, que são nomeados de Base, Coletor e Emissor.

Relação entre Corrente de base e Corrente de Coletor

Uma relação muito importante entre a corrente de base de um transistor NPN e a corrente de seu coletor está ilustrada na Figura abaixo. Mostra que a corrente de base controla a corrente de coletor num transistor.

A corrente de calor 1c depende da corrente de base 1b (a) 50 microampères de corrente de coletor para 1 miliampère de corrente de base; (b) aumentando a corrente de base aumenta a corrente de base aumenta 1c; (c) diminuindo a corrente de base diminui 1c.

Compare isto com a Figura: corrente de grade controlada onde a tensão de grade controlava a corrente da placa. Daí você pode observar que a tensáo da base é positiva e isto produz urna corrente de ‘B miliampére. Quando esta corrente de base B está presente, produz urna corrente de coletor Í de 50 miliampêres.

Quando a corrente de base é aumentada para 1,5 miliamperes, conforme indicado na Figura b, a corrente do coletor aumenta para 70 miliampéres. Um ponto muito importante a lembrar: Quando a corrente da base aumenta, a corrente do coletor também aumenta.

Pode-se assim observar que, quando a corrente da base aumenta, a corrente do coletor aumenta e, quando a corrente da base diminui, a corrente do coletor diminui.

No caso de um transistor PNP (vide Figura transistor PNP) o efeito teria sido o mesmo, exceto que ambos o coletor e a ha’e seriam negativos. Tornando mais negativa a tensão no transistor PNP, aumenta a corrente da base e aumenta a corrente do coletor..

Resumo

  • Num transistor NPN aumentando a corrente da base aumenta também a corrente do coletor.;
  • Num transistor PNP aumentando a corrente da base aumenta também a corrente do coletor.;
  • A corrente da base de um transistor NPN é aumentada tornando a base mais positiva;
  • A corrente da base de um transistor PNP é aumentada tornando a base mais negativa.


2010.03.10