Pressostato: Você sabe Como ele funciona?
Muito comum em processos industriais, o Pressostato é um instrumento que se mostra indispensável em muitos casos diante da importância do seu uso. Mas, afinal, para que ele serve e como pode ser utilizado?
A resposta dessas e outras dúvidas igualmente recorrentes você pode seguir conferindo logo abaixo, onde organizamos as principais delas. Siga conferindo para entender:
Qual a função de um Pressostato?
A principal função associada ao uso do Pressostato é a de realizar a medição da pressão em sistemas voltados para garantir a devida segurança de equipamentos utilizados, sobretudo, industrialmente, meio no qual é necessário rigor para alcançar a proteção necessária.
Nesse sentido, a partir da noção mais ampla sobre o estado desses aparelhos, podemos garantir o funcionamento dos mesmos, detectando possíveis anormalidades logo em primeiro momento e agindo antecipadamente para a sua regulação.
Dessa forma, ao longo do seu funcionamento é apresentada uma maior segurança, protegendo o aparelho em si e possíveis pessoas que possam manuseá-los.
Como trabalha um Pressostato?
O Pressostato trabalha como um interruptor de pressão, onde o diafragma que conta com a presença de uma mola é movido diante de oscilações na pressão, evidenciando o acontecimento dessa mudança.
Ao mesmo passo em que isso ocorre, é levada uma maior força até o interruptor de pressão, fazendo com que essa pressão diferencial possa ser ampliada ou reduzida de acordo com a necessidade de cada caso, com base na oscilação que aconteceu de forma prévia.
Quando usar Pressostato?
É possível fazer uso do Pressostato de modo bastante amplo, sempre que haja a necessidade de realizar o controle de pressão em equipamentos, visando a proteção dos mesmos.
Isso pode ocorrer tanto para a prevenção de subpressões quanto de sobrepressões, tendo a capacidade de regular os níveis de pressão tanto para mais quanto para menos conforme a necessidade apresentada.
Quais são os tipos de Pressostato?
Há diferentes tipos de Pressostato e assim, podemos ter uma noção mais ampla a partir do conhecimento de cada um deles, sendo os seguintes:
- Pressostato SPDT e DPDT;
- Pressostato Diferencial;
- Pressostato Diferencial Ajustável ou Fixo.