Ponte retificadora: Funcionamento e Tipos
Essencial para o uso dos mais diversos aparelhos eletrônicos que temos em nossa casa, por exemplo, a Ponte retificadora é um aparelho muito comum que merece nossa atenção no que diz respeito a área de elétrica.
Para que isso se torne possível, seguimos te explicando melhor logo abaixo, onde trouxemos as principais características do item, bem como os seus tipos. Confira:
Qual é a função de uma Ponte retificadora?
O uso da Ponte retificadora envolve a necessidade de realizar a conversão entre corrente alternada e corrente contínua, uma vez que a corrente que chega em domicílios precisa passar por essa mudança antes de ser utilizada para ligar dispositivos ou até mesmo carregar a bateria de celulares.
Dessa maneira, vemos como o item é essencial e mesmo que você ainda não o tivesse conhecido até então, certamente já contou com os benefícios proporcionados pela sua função.
Como funciona uma Ponte retificadora?
O funcionamento da Ponte retificadora se dá por meio dos quatro diodos que fazem parte da sua estrutura, sendo eles os componentes semicondutores que fazem ser possível a passagem da corrente elétrica em uma direção única.
Com isso, devidamente conectados a essa ponte, os diodos conseguem fazer com que haja a conversão na corrente elétrica, alinhando a corrente alternada para que ela se torne contínua.
Apesar desse uso tão importante, um detalhe que vale a pena mencionar é a necessidade de outros itens para fazer com que essa corrente seja inteiramente retificada, a exemplo de indutores e capacitores.
Quais os tipos de Ponte retificadora?
Há ainda dois diferentes tipos de Ponte retificadora que podemos considerar. Sendo assim, falamos de cada um deles logo abaixo, siga dando uma olhada para que não restem dúvidas sobre:
Ponte retificadora completa
Quando falamos na versão completa da Ponte retificadora, deixamos evidente que ela conta com a presença de quatro diodos, conseguindo produzir corrente contínua tanto de forma positiva quanto negativa.
Meia ponte retificadora
A Meia ponte retificadora, por exemplo, possui somente dois diodos ligados a sua estrutura. Como consequência disso, consegue focar somente em um ciclo, seja ele positivo ou negativo.