O que é um Transformador Abaixador?

Responsável pela redução de tensões elétricas, o Transformar Abaixador é um dispositivo de amplo uso, sendo bastante frequente a sua utilização no que se refere a redes elétricas. Para entender mais sobre ele, continue conferindo as informações que reunimos a seguir:

O que é um Transformador Abaixador?

Conforme mencionamos e o próprio nome é capaz de nos sugerir, o Transformador Abaixador é um equipamento que abaixa a corrente de tensão, promovendo uma redução nesse quesito para as redes elétricas.

Eles também podem ser conhecidos pelo nome de Transformadores Isoladores AB, sendo um excelente instrumento para promover a adaptação dos consumidores de energia. Por tanto, seu principal uso está ligado aos produtos eletrônicos.

Como funciona?

Basicamente, esse tipo de transformar é constituído por dois enrolamentos de fios, sendo um deles primário e outro secundário. Para o envolvimento de ambos, se faz presente também um núcleo metálico.

Dessa forma, quando passa pelo enrolamento primário uma corrente primária, é formada uma corrente elétrica alternada. Na prática, isso significa dizer que esse transformador é capaz tanto de diminuir a tensão quanto propor uma adaptação da mesma quando passa para o enrolamento secundário.

Como o transformador diminui a tensão?

Para que possa realizar a diminuição de tensão mencionada, há um fator específico que precisa ser compreendido: No enrolamento primário, há uma quantidade de espiras maior que aquelas presentes no enrolamento secundário.

Sendo assim, diminui a alta tensão e faz com que possamos contar com níveis reduzidos, que naturalmente são também mais seguros para usos gerais como aqueles feitos em residências e pequenos comércios, por exemplo.

O que é um Transformador Elevador?

Já que te explicamos melhor sobre o Transformador Abaixador, nada melhor que falar também sobre o Transformador Elevador, que é basicamente o contrário do que já mencionamos, uma vez que atua aumentando a tensão de entrada.

A sua estrutura conta com mais espiras no enrolamento secundário do que no primário, fazendo com que ocorra um aumento significativo da indução magnética. Seu uso, por sua vez, ocorre principalmente para maquinários.


2024.10.03