O que é Livro eletrônico: Como usar, formatos e as Vantagens e desvantagens
O Livro é um material utilizado há séculos para a obtenção de conhecimentos diversos, mas conforme esses mesmos conhecimentos foram evoluindo, as formas de leitura também mudaram e se tornaram mais tecnológicas.
Por isso, atualmente tem sido cada vez mais comum o uso de Livro eletrônico. Abaixa, entenda melhor sobre esse aparelho e os seus usos a partir de valiosas informações, confira:
O que é Livro eletrônico?
O Livro eletrônico, que também pode ser conhecido como Livro digital ou E-book, é um formato de leitura oferecido digitalmente, ao mesmo passo em que se assemelha muito aos livros convencionais, garantindo uma boa experiência aos seus usuários.
Essa é uma área tecnológica que segue em constante avanço, pois é preciso ainda que os aparelhos suportem a inovação e ela se torne acessível, facilitando a prática da leitura em qualquer momento sem que para isso seja preciso obter livros físicos.
A ideia surgiu ainda em 1940 por parte de Roberto Busa, mas passou a ser melhor pensada apenas em 1971 por Michael Stern Hart, considerado como o precursor dessa área que segue em ascensão desde então.
Possíveis formatos:
Hoje os principais formatos que encontramos dentre os livros eletrônicos são PDF, ePUB e HTML, mas mesmo que menos conhecidos e utilizados, já surgiram também outros possíveis formatos nesse sentido, como é o caso do e-picturebook e book app.
Vale frisar ainda que cada um dos modelos citados pode acabar seguindo um propósito diferente. Exemplo disso é o e-picturebook que se volta de forma mais específica para a literatura infantil, enquanto o PDF tem um uso mais geral, voltado inclusive para textos técnicos.
Como usar?
Para fazer uso de toda essa tecnologia, é preciso contar ainda com um aparelho que a suporte, já que além de adquirir o livro eletrônico é preciso que possa contar com a boa execução do mesmo a partir do programa correto.
Justamente por conta disso o modelo mais utilizado é o PDF, pois praticamente todos os aparelhos eletrônicos já contam com a capacidade de abrir o mesmo, tendo em vista que o programa necessário chega ao público consumidor já instalado.
Contudo, em outros formatos como o ePub essa instalação precisa ser realizada de forma manual mesmo. Nesse sentido é possível encontrar modelos de software gratuitos, a exemplo do EPUB Reader, além das versões pagas que também não costumam ser tão caras.
Outro ponto interessante é que as lojas virtuais de livros eletrônicos costumam disponibilizar, além do livro comprado, um sistema de leitura simples e bastante intuitivo para uma melhor experiência, chamando a atenção do público que não está tão familiarizado com a modalidade.
Por sinal, dentre os principais meio de compra e acesso a esse formato de leitura, estão:
- Amazon;
- Saraiva;
- iBookstore (IOS);
- Play Livros (Android).
Vantagens:
Dentre os principais pontos positivos do livro eletrônico certamente está a sua capacidade de incentivar a leitura em um contexto onde os aparelhos eletrônicos têm se voltado em grande maioria para aplicações de jogos e redes sociais.
Assim, é uma forma de reinventar os livros para que se adequem principalmente às gerações mais novas, mostrando que é possível ler da forma mais cômoda para si, estando ainda em contato com a tecnologia.
Outro ponto é o fácil acesso, já que logo que compramos esses livros já podemos ter acesso a sua leitura sem que seja preciso sair de casa para buscar o título desejado, trazendo conforto e facilidade.
Além disso, plataformas como a Amazon costumam ainda disponibilizar livros gratuitos no formato em questão, abrangendo o acesso até mesmo para aqueles que podem não dispor do valor necessário para a compra.
Desvantagens:
Como toda tecnologia, o livro eletrônico também está suscetível a erros ou apenas detalhes comuns que em certo momento podem se tornar uma questão por atrapalhar a leitura justamente quando mais estamos empolgados.
Nesse sentido, vale frisar que ele precisa ser regularmente carregado, correndo o risco de acabar a bateria em momentos indesejados e assim, a leitura acabar sendo interrompida.
Um outro aspecto que pode ser uma desvantagem para você é que mesmo tendo adquirido o livro, ele não poderá ser normalmente emprestado. Nesse caso você pode optar por indicar a compra, mas nem todos estão abertos aos livros digitais ainda.