Interruptor paralelo: O que é e Como funciona?
Existem diferentes e diversos tipos de Interruptores, cada um deles se diferenciando dos outros a partir de detalhes que fazem muita diferença, colaborando para que sejam voltados para usos mais específicos.
Ainda nesse sentido é que vemos a presença do Interruptor paralelo, sobre o qual te falamos abaixo a partir da explicação dos principais detalhes sobre ele, inclusive sobre para o que serve. Confira:
O que é um interruptor paralelo?
O Interruptor paralelo é um dispositivo elétrico marcado especialmente por permitir que uma lâmpara ou conjunto das mesmas possa ser ligada ou desligada a partir de dois pontos distintos.
Dessa maneira, há um sistema elétrico ligado a dois interruptores, o que pode ser uma grande funcionalidade para facilitar o alcance para desligamento ou ligação em cômodos amplos. onde o tamanho pode dificultar a chegada a um outro extremo, por exemplo.
Como é o funcionamento de um interruptor paralelo?
Também chamado de Three Way, o Interruptor paralelo conta com três vias, ou seja, três terminais. Assim, além do terminal central, há um em cada lateral que são paralelamente dispostos.
Dessa forma, é justamente esse tipo de ligação que permite que possamos ter controle de uma mesma lâmpada a partir de locais diferentes, garantindo comodidade em muitos casos.
Mas um detalhe que vale a pena mencionar é que, para implementar essa ideia, será necessário ter uma nova caixa elétrica para a sua devida ligação.
Qual a diferença do interruptor paralelo e simples?
O interruptor simples é aquele com o qual mais estamos acostumados, onde há apenas uma fase elétrica, assim temos um ponto para ligar ou desligar determinada lâmpada.
Já no caso do interruptor paralelo, conforme mencionado, é possível desligar uma mesma lâmpada a partir de pontos diferentes, revelando um sistema mais complexo que demanda uma maior quantidade de itens para a sua devida execução.
Qual a diferença do interruptor paralelo e bipolar?
Outro tipo de interruptor é o bipolar, responsável por alimentar cargas alimentadas por duas fases diferentes, havendo ainda a possibilidade de fazermos uso de um interruptor bipolar paralelo.