O Que é o Diodo? Entenda como é usado
Elemento bastante popular quando o assunto é a área de Eletrônica, o Diodo possui uma grande variedade, e por conta disso acaba sendo bastante utilizado. Mas afinal, do que se trata, para que serve e quando é usado?
As respostas para essas e outras dúvidas você pode conferir a seguir, onde seguimos explicando melhor acerca do Diodo e suas particulares, olha só:
O que é um Diodo?
Basicamente, o Diodo consiste em ser um componente eletrônico caracterizado como semicondutor, o que significa dizer que ele propicia a condução da corrente elétrica em um sentido único, sem que possa ir e voltar, por exemplo.
Inclusive, ao observamos sua colocação em um determinado sistema, podemos identificar a partir da posição detalhes como o sentido que a corrente elétrica está seguindo, bem como sua polaridade. Sinal disso é a imagem assim, onde percebemos sua atuação em um circuito aberto.
Qual é a função de um Diodo?
Ao passo em que o Diodo possibilita a passagem da corrente elétrica em um sentido único, ele também está impedindo que ela passe no outro sentido. Inclusive, sua função está justamente ligada a essa informação.
Isso porque a ação descrita colabora para que o componente seja usado como um retificador, fazendo que a tensão alternada se torne contínua e evitando que haja uma inversão da mesma após a mudança, já que segue em apenas um sentido.
Por conta dessa característica é que o seu uso é considerado tão comum quando nos referimos a aplicações eletrônicas.
Onde se aplica o Diodo?
O Diodo tem um uso bastante amplo e versátil, podendo se tornar parte de diferentes sistemas, englobando desde os mais simples até os mais complexos, uma vez que se torna uma importante parte quando consideramos aspectos como segurança e estabilização.
Diante disso, encontramos variados tipos de Diodos e cada um deles possui uma aplicação diferente, sendo voltados para contextos específicos. Os mais comuns são os seguintes:
- Diodo emissor de luz (LED) – Voltados para sinalização, pois são responsáveis pela emissão de luz;
- Diodo retificador – Usado em circuitos de retificação para a conversão de corrente de alternada para contínua;
- Diodo Zener – Capaz de regular a tensão em circuitos eletrônicos.
Exemplos de situações onde o Diodo deve ser usado
Existem muitos casos presentes no nosso próprio dia a dia onde o Diobo é usado mesmo que a gente não perceba. Sinal disso é o que ocorre com os carregadores de bateria, onde o diodo é usado para fazer com que a carga chegue ao celular, mas não saia dele.
Ainda nesse caso, é capaz de regular a tensão para evitar que ela seja maior do que a potência aceita pela bateria, o que faz com que se torne um instrumento de segurança indispensável.
Você sabia que o Diodo também está presente na sua televisão? Ele é um dos elementos que evita que ela possa queimar, pois absorvem possíveis picos de energia para a proteção do circuito, mantendo o aparelho em seu devido funcionamento.
Esperamos que as informações trazidas tenham te ajudado a entender mais sobre o Diodo e seu uso!