Esquema de compressor de áudio
Os sistemas de áudio contam com um delicado esquema eletrônico para que o funcionamento ocorra de maneira devida. Quanto a isso, podemos analisar de forma mais específica o seu esquema e meio de funcionamento.
Abaixo, continue conferindo maiores informações que se mostram importantes para o entendimento mais amplo acerca do tema:
Como funciona um Esquema de Compressor de áudio?
O compressor de áudio que apresentamos aqui foi desenvolvido com base em um Cl 51164, encontrado geralmente em equipamentos importados de zonas francas, e por isso algo fácil de se adquirir.
Neste Cl, encontramos diodos de germânio e silício que, quando utilizados de maneira correta, resultam em um ótimo pré-amplificador com ganho automático.Qualquer que seja a tensão aplicada na entrada do pré-amplificador, teremos sempre 50 mV na saída, o que é suficiente para excitar qualquer amplificador.
Os dois potenciômetros de 100 kohms, independentes, ajustam o nível de sinal e o efeito. Os dois trimpots de 47 kohms atuam sobre o ajuste de O dB dos Vus.
O autor do projeto o utiliza em gravações de propaganda, além de mixagem em discotecas, pois pode-se falar sobre um fundo musical sem precisar estar aumentando ou diminuindo o volume.
Na montagem, é preciso observar as blindagens dos cabos de áudio para que não ocorram roncos, e principalmente o Iayout da disposição dos componentes da fonte.
Qual é a função de um Compressor de áudio?
Quando falamos em um Compressor de áudio, nos referimos automaticamente a um controle automático de volume, o que em sentido prático nos permite ajustar sua intensidade da forma que desejamos.
Com isso, sua utilização se torna especialmente útil em locais onde o sistema de som precisa ser estável em qualidade, a exemplo dos estúdios de gravação.