Como são ligados os diodos retificadores em série e em paralelo
Marcado por ser um dispositivo de capacidade semicondutora, os Diodos retificadores são utilizados para converter uma corrente alternada para contínua.
Para obter maiores informações acerca do item, incluindo a sua forma de ligação, basta seguir de olho no post logo abaixo, onde explicamos melhor sobre. Olha só:
Tensão inversa de pico dos Diodos retificadores
Uma das coisas que você deve saber sobre os diodos é seu valor nominal TIP (TENSÃO INVERSA DE PICO). Os fabricantes fornecem o valor TJP dos diodos que fabricam. Essa é a tensão reversa máxima que pode ser aplicada sobre um diodo antes de ocorrer uma falha. Em outras palavras, é a tensão máxima com anodo negativo e catodo positivo.
Quando ocorre uma falha o diodo conduz uma corrente de elétrons do anodo para o catodo. Sua capacidade retificadora é geralmente destruída quando isso ocorre.
E boa prática usar um diodo com um valor TIP maior daquele que você esperara colocar sobre ele. Se o diodo tiver uma tensão reversa sobre ele de 100 volts quando for ligado no circuito, deveria então usar um diodo com um valor T1P de 200 sob pelo menos.
Forma de ligação dos Diodos retificadores
Você pode necessitar de uma tensão de pico inversa maior do que aquela obtida com qualquer dos diodos disponíveis. Você pode obter um valor TIP maior ligando os diodos em série.
Figura 1
Figura 2
A Figura 1 mostra como os diodos são ligados em série. Se um diodo nesse circuito tiver um valor TIP de 100 volts e outro tiver também um valor TIP de 100 volts, a capacidade de tensão inversa de pico da combinação é então a soma, ou seja, 200 volts.
Além do valor TlP, os fabricantes também caracterizam os diodos pela corrente máxima direta que podem produzir com segurança. A corrente máxima de condução é a maior corrente que você pode permitir quando o diodo é polarizado diretamente (anodo positivo e catodo negativo.
Você pode precisar de um valor maior de corrente de condução do que pode ser obtido com qualquer dos diodos disponíveis. isso pode ser feito ligando os diodos em paralelo como indicado na Figura 2.
Aqui um diodo na combinação paralela possui capacidade de corrente direta de 1/2 ampère e o outro tem também a capacidade de corrente direta de 1/2 ampère. Quando os dois forem ligados em paralelo, a corrente direta máxima permissível para a combinação dos dois diodos é de um ampère.
Quando os diodos forem ligados em paralelo, conforme indicado na Figura 2, sua tensão inversa de pico é igual ao valor TIP mais baixo da combinação. Por exemplo, vamos supor que um diodo possua um valor TIP de 50 volis e um outro um valor TIP de 100 volts. Quando forem ligados em paralelo, o valor TIP dos dois será de 50 volts.
Tipos de Diodos retificadores
De acordo com a sua necessidade, poderá encontrar os diodos retificadores em diferentes versões, incluindo variáveis encapsulamentos ou formas.
Vale ainda levar em consideração que essas mudanças ocorrem de acordo com a potência máxima que podem assumir, ponto esse que precisa ser analisado de forma mais atenta antes da escolha do dispositivo.