Como funcionam os alto-falantes
A Figura 1 mostra dois tipos de alto-falantes usados em sistemas eletrônicos.
A Figura 1a mostra como opera um alto-falante dinâmico. Seu funcionamento é baseado no fato de que, quando uma corrente flui através de um condutor ou uma bobina, produz-se um campo magnético.
Se fluir uma corrente de áudio através da bobina, o campo magnético variável da bobina reagirá com o campo do ímã permanente. Isso faz com que o cone do alto-falante se desloque para trás e para frente produzindo alterações na pressão do ar. As mudanças resultantes na pressão do ar são as ondas sonoras que produzem o som em seu ouvido.
Figura 1a
A Figura 1b mostra os componentes de um alto-falante eletrostático. Este alto-falante é formado por duas placas semelhantes às placas de um capacitor. Uma das placas é fixa e a outra está livre. Quando for aplicada uma tensão de áudio aos terminais do alto-falante, as duas placas são carregadas com polaridades diferentes. A placa móvel é atraída para a placa fixa, já que cargas opostas se atraem. As linhas pontilhadas mostram a posição da placa móvel durante os valores de picos da tensão. O cone volta para a posição original quando a tensão estiver em seu valor mínimo.
Figura 1b
Quando for aplicada uma tensão de áudio, o cone se desloca para trás e para frente e produz as ondas sonoras.
Resumo
- Os transdutores piezoelétricos convertem uma força ou uma pressão em tensão.
- Os transdutores fotoelétricos convertem a intensidade luminosa em tensão.
- Os transdutores eletromagnéticos convertem o movimento em tensão.
- Os transdutores termoelétricos convertem o calor em tensão.
- Um microfone pode ser um transdutor passivo ou ativo.
- Um alto-falante é um transdutor passivo.