Como funciona o Indutor?

Entre os principais dispositivos eletrônicos, está o Indutor, que é bastante utilizado em variados sistemas e pode ser conhecido também como Solenoide ou Bobina, sendo esses nomes populares para o mesmo item.

Agora que você já tem uma maior noção sobre o que se trata o Indutor, confira também maiores informações sobre ele, incluindo forma de funcionamento e outros detalhes igualmente importantes, olha só:

Como funciona o Indutor?

A principal característica do Indutor do ponto de vista de sua ação é a capacidade de realizar a armazenagem de energia do no formato de campo magnético, o que surge a partir da corrente elétrica que segue em volta do indutor.

Na prática, isso significa dizer que sempre que a corrente elétrica atravessa o indutor, surge um campo magnético ao redor dele. Ao ser interrompida essa corrente, é naturalmente induzida a tensão por parte do indutor.

Como consequência é gerada a autoindução, que basicamente é um processo onde a tensão induzida se mostra oposta à variação da corrente. Vale citar ainda que o princípio do funcionamento do indutor é conhecido como Indutância.

Como um Indutor armazena energia?

O processo de armazenagem de energia no indutor ocorre por meio do formato de campo magnético, visto que esse campo é formato ao redor do indutor sempre que uma corrente elétrica passa no fio presente ao seu redor.

Nesse sentido, a energia armazenada tem o formato de energia magnética, sendo liberada de volta ao circuito logo que a corrente é interrompida. Quanto a isso, um detalhe que devemos considerar é  que os indutores tendem a rejeitar altas frequências.

Qual a diferença entre Indutor e Capacitor?

Uma outra dúvida bastante recorrente é quanto ao que difere o Indutor do Capacitor, visto que ambos são elementos fundamentais para diversos sistemas eletrônicos e ganham destaque quando passamos a estudar eletrônica básica.

Nesse sentido, vemos que a principal diferença entre eles está na maneira a partir da qual realizam o armazenamento de energia. Assim, enquanto a energia é armazenada no formato de campo magnético no caso do indutor, essa armazenagem ocorre como campo elétrico no caso do capacitor.

Levando isso em consideração, são elementos usados diante de propósitos diferentes. Entenda o uso de cada um dos dispositivos de forma simples:

  • Indutor – Protege motores elétricos, filtra sinais e armazena energia em fontes de alimentação;
  • Capacitor – Filtra sinais, estabiliza tensões e armazena cargas elétricas.

Quais são os tipos de Indutores?

Apesar de já termos mencionado de forma mais geral o uso do Indutor, é preciso considerar que há diferentes tipos deles e cada um acaba sendo voltado para um uso específico de acordo com suas atribuições.

Como há muitos tipos, selecionamos os principais para trazer maiores informações, veja mais:

  • Indutores de Fio – São os mais comuns, onde um fio condutor é colocado em torno de núcleo não magnético;
  • Indutores Variáveis – São caracterizados por terem uma indutância ajustada de forma manual;
  • Indutores Toroidais – É o modelo no qual onde o fio é enrolado em volta de um núcleo de material ferromagnético.

2024.10.15