Exemplos de Transdutores passivos: Entenda seu uso

Basicamente, os Transdutores podem ser divididos em três tipos, sendo eles os transdutores simples, compostos,  ativos e os passivos, que possuem especificações importantes de serem compreendidas, especialmente por quem trabalha com eletrônica.

Para que isso se torne possível, logo abaixo seguimos te explicamos melhor a partir de exemplos simples que irão facilitar sua compreensão. Confira:

Exemplos de Transdutores passivos

Exemplo 1

Com um transdutor passivo (não gerador), a energia sendo controlada produz alterações na resistência, capacitância e indutância. Vamos olhar para o circuito da Figura abaixo, onde você poderá ver que a energia sendo controlada é o calor e que um termistor é usado como sensor.

Algumas alterações da temperatura provocam alterações importantes na resistência do termistor. O termistor é um exemplo de um transdutor passivo.

Exemplo 2

No caso do amplificador também temos um exemplo de uso dos transdutores passivos, que são justamente aqueles que demandam a presença de uma fonte externa para que haja sinal de saída.

Sendo assim, podemos analisar que o amplificador depende do uso antecipado do microfone para que, somente como consequência desse primeiro ato, haja som na saída através do alto-falante.

Exemplo 3

Outro exemplo fica por conta dos sensores que, de modo mais geral, precisam de um instrumento de mensuração como parte inicial do processo.

Sendo assim, o processo final acontece após o processamento, fazendo com que possamos ter acesso a variados dados de acordo com a necessidade proposta.


2010.03.18