O que são os capacitores variáveis
Os capacitores varáveis são, geralmente, feitos com dielétrico de ar. A Figura abaixo mostra exemplos de capacitores variáveis. A capacitância é variada alterando a área das placas ou alterando a distância entre as placas. São identificados pela faixa de valores da capacitância através da qual o capacitor irá variar.
A faixa de capacitância pode ser ajustada com capacitores “triminer”ou capacitores “padder”. A Figura abaixo mostra a diferença entre um “trimmer” e um “padder”. Na Figura a, pode-se observar que o “trimmer” é ligado em paralelo com o capacitor ariáel, enquanto o “padder” da Figura b está ligado em série. A conexão “rimmer” é mais popular. Os capacitores usados como “trimmers” são feitos com dielétricos de ar, poliestireno, teflon, cerâmica ou mica.
Resumo
- Os capacitores são componentes que armazenam energia na forma de um campo eletrostático.
- Os capacitores são componentes que se opõem a qualquer mudança de tensão sobre seus terminais.
- Os capacitores são usados para armazenar energia, opondo-se à mudança na tensão, deixando passar altas freqüências e rejeitando baixas freqüências ou dividindo uma tensão.
- Os capacitores são classificados de acordo com sua capacitância, tensão máxima e, em alguns casos, seu coeficiente de temperatura e tolerância percentual.
- Os capacitores são identificados pelo tipo de material usado como dielêtrico. Exemplos disto são os capacitores de papel, capacitores de mica e capacitores
de cerâmica. - Os “trimmers” são pequenos capacitores variáveis colocados em paralelo com um capacitor variável maior.
- Os “padders” são pequenos capacitores variáveis, colocados em série com um capacitor variável maior.
- Os “trimmers” e “padders” são usados para ajustar a faixa de capacitância dos capacitores variáveis maiores.