Qual a Diferença entre Fontes de Alimentação Não reguladas e Fontes de Alimentação reguladas?

Se você tem o mínimo contato com o mundo da eletrônica, é bem provável que já tenha ao menos ouvido falar sobre Fonte de Alimentação, que é um elemento essencial para o devido funcionamento de variados dispositivos eletrônicos.

A seguir, te explicamos melhor sobre o que se trata, além de trazer a diferença entre as fontes de alimentação não reguladas e aquelas que são reguladas, sendo essa uma dúvida bastante frequente. Confira:

O que é Fonte de Alimentação?

Para entender com uma maior facilidade, basta ter em vista que a Fonte de alimentação é um dispositivo eletrônico voltado para a conversão de energia elétrica, o que faz com que possibilite a alimentação de dispositivos elétricos ou circuitos eletrônicos.

Vale citar que ao propor essa alimentação, leva uma energia já regulada e estável, se mantendo assim independente da rede elétrica na qual vai entrar. Na prática, isso significa dizer que é fundamental para o devido funcionamento de variados aparelhos, evitando que apresentem problemas na utilização.

Fontes de Alimentação Não reguladas X Fontes de Alimentação reguladas

Uma fonte de alimentação não regulada fornece uma tensão e uma corrente de carga sobre os terminais de um circuito não regulado, fazendo com que ocorra uma alteração de tensão sobre a carga. Nesse sentido, haverá também uma alteração na intensidade da corrente através da carga.

Já que no que se refere às fontes de alimentação reguladas, existem dois tipos delas. A primeira é a fonte de alimentação de tensão regulada, que possui a mesma tensão de saída independentemente da resistência da carga.

Outro tipo é a fonte de alimentação de corrente regulada, que em específico produz a mesma corrente de saída independentemente da resistência da carga.

Naturalmente, existe um limite para mudar a resistência da carga. Por exemplo, se você colocar um curto circuito (O ohm) sobre os terminais de saída de uma fonte de alimentação de tensão regulada, a tensão sobre os terminais cairá para zero. (Não pode haver queda de tensão sobre uma resistência de O ohm.)

Considere ainda que a tensão de saída de uma fonte de alimentação regulada será constante sobre uma determinada faixa de valores da corrente de carga. O fabricante deve fornecer-lhe essa faixa de valores.

A corrente de saída de uma fonte regulada, por sua vez, será constante sobre uma faixa determinada de valores da resistência de carga. Como no caso de fontes com voltagem regulada, o fabricante deve fornecer-lhe a faixa de valores.

Como é o funcionamento da fonte de alimentação?

A Fonte de alimentação faz uma conversão entre energias elétricas para adaptar aquela que melhor se adequa ao funcionamento do sistema a qual está conectada. Para isso, algumas etapas precisam ser realizadas.

Sendo assim, quanto ao seu funcionamento, podemos descrever a realização dos seguintes processos:

  • Tranformação da tensão (opcional);
  • Retificação;
  • Filtragem;
  • Regulação da tensão;
  • Proteção e controle.

2024.10.07