Aterramento Elétrico: Tudo que precisa Saber sobre

Pensando na segurança dos sistemas elétricos, podemos destacar o Aterramento elétrico. Diante da sua importância, podemos seguir conferindo maiores informações sobre ele, desde a sua funcionalidade até detalhes mais específicos que se precisamos ter em vista. Continue de olho abaixo:

O que é Aterramento elétrico?

Chamamos de Aterramento elétrico é um sistema voltado para a segurança da rede elétrica, considerando todos os equipamentos que são ligados a ela e precisam ser devidamente mantidos, evitando riscos tanto aos aparelhos em si quanto a integridade física de quem os utiliza.

O nome aterramento é dado justamente pelo fato do equipamento ser associado à terra, fazendo com que não haja risco da energia fugir do sistema, proporcionando a devida eliminação desses riscos.

Para que serve?

A principal funcionalidade associada ao uso do aterramento elétrico é a segurança proporcionada, transmitindo eletricidade de maneira mais efetiva de modo a impedir que haja certo excesso de energia.

Quanto a isso, é importante ter em vista que tal excesso de eletricidade, o que pode causar danos aos equipamentos ligado a rede, bem como fazer com que seus usuários estejam suscetíveis a choques elétricos.

Como ocorre o processo de Aterramento?

O processo de Aterramento elétrico ocorre de maneira bastante simples, devendo ser utilizado um fio terra ligado diretamente ao solo, o que vai impedir o aumento excessivo nos níveis de sua energia elétrica.

Outra opção é realizar o mesmo procedimento substituindo o fio terra por um fio de cobre. De toda maneira, o mais indicado é contar somente com um único ponto no aterramento, evitando que haja um conflito entre as tensões e sua função não seja cumprida conforme o esperado.

Quais são os 5 tipos de Aterramento elétrico?

Existem cinco diferentes tipos de Aterramento elétrico, e cada um deles tem suas próprias características, o que pode fazer com que seja ou não uma opção viável para você. Nesse sentido, os tipos encontrados são os seguintes:

  • Aterramento TT: Utilizado em edifícios de baixa tensão, tanto residenciais quanto comerciais;
  • Aterramento IT: Usado em espaços como indústrias e hospitais, locais onde problemas elétricos podem ser ainda mais perigosos;
  • Aterramento TN: Mesmo uso do tipo TT, mas nesse caso contando com uma instalação mais econômica;
  • Aterramento IT TN: Muito seguro para espaços de baixa tensão, tendo um bom custo-benefício;
  • Aterramento SE: Voltado para sistemas de média e alta tensão.

2024.06.07