O que é Robótica?

Em constante avanço e diante de uma crescente popularidade, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre Robótica! Inclusive, essa pode ser uma importante base para diferentes áreas, contribuindo para diversos avanços tecnológicos.

A seguir, te explicando melhor sobre, incluindo as principais informações sobre para você entender. Confira:

O que é Robótica?

Como o próprio nome pode nos sugerir, a Robótica é uma ciência tecnológica voltada especificamente para a construção de robôs, atuando desde o projeto dos mesmos até a execução que faz com que as ideias ganhem forma.

Ainda vale a pena citar que quando falamos em robôs, estamos nos referindo a uma série bastante completa de dispositivos que se unem para propor ferramentas úteis, facilitando a vida humana a partir do uso da tecnologia.

Para que serve?

Em sentido prático, a Robótica serve para usar a tecnologia para desenvolver novos equipamentos, explorando novos aspectos tecnológicos que possibilitam o desenvolvimento de máquinas, softwares e sistemas.

Levando esses pontos em consideração, acaba se tornando uma importante área para a ampliação do suporte tecnológica com o qual podemos contar em muitas áreas, incluindo desde serviços industriais que são facilitados até práticas associadas ao nosso dia a dia.

Exemplos de aplicações:

Para ter uma melhor noção para que serve a robótica, trouxemos alguns exemplos de como ela pode ser aplicada em determinadas situações. Então, entenda alguns desses casos:

Próteses

As próteses fazem parte da área de Robôs biónicos, sendo utilizadas para auxiliar a atividade humana, propondo realização de movimentos mais amplos quando ocorre questões como o amputamento.

Ou seja, no caso de uma pessoa que teve uma das pernas amputadas, é possível usar uma perna robótica para andar sem o auxílio de itens como cadeira de rodas, obtendo uma melhor qualidade de vida e facilitando a realização de movimentos comuns.

Drones

Utilizados principalmente para a gravação de vídeos, os drones são dispositivos robóticos que são operados a distância, sendo considerados semi autônomos, uma vez que uma pessoa precisa estar realizando o seu controle com o auxílio de um controle que guia os movimentos.

Braços robóticos

Os braços robóticos, por sua vez, podem ter um uso industrial, aplicando o mesmo a uma máquina para que passe a realizar o ato de pegar e mover determinados itens diante de uma curta distância.

Além disso, o mesmo item pode estar presente em projetos espaciais, possibilitando o alcance e movimento de elementos fora da atmosfera.

Quais são os 3 elementos da robótica?

A Robótica conta com três elementos básicos para que possa ser melhor compreendida, sendo eles eletrônica, mecânica e programação. Em conjunto, todos eles são pontos essenciais para a execução de tais projetos tecnológicos.

Em uma breve descrição, entenda melhor sobre cada um desses aspectos:

  • Eletrônica – Articula os movimentos dos robôs, contribuindo para que possam realizar diferentes atividades;
  • Mecânica – Fundamental para o aspecto dos robôs, fazendo a conversão da energia em potência mecânica;
  • Programação – Possibilita a criação e execução de comandos.

2024.10.04